A Fundação Cultural de Foz do Iguaçu recebeu um grupo de artesãos e artistas para discutir um novo projeto que busca transformar o artesanato em uma alternativa concreta de geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa é liderada pelas secretarias municipais de Turismo e Assistência Social e conta com o apoio das secretarias da Mulher, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura e da Fundação Cultural. O foco inicial é envolver famílias inscritas no Cadastro Único, especialmente aquelas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
A proposta é produzir peças artesanais com forte referência iconográfica, incorporando elementos visuais e simbólicos que representam a riqueza cultural da região Trinacional (Brasil, Paraguai e Argentina). Além de valorizar a criatividade e a habilidade manual, o projeto pretende contar histórias por meio do artesanato — unindo tradição, identidade e expressão cultural.
Segundo Ana Biesek, diretora de Gestão de Projetos da Secretaria de Turismo, na segunda-feira (30) foi o primeiro encontro com os artesãos da cidade, convidados a contribuir na construção coletiva da proposta. “Queremos desenvolver produtos artesanais de qualidade, que possam gerar renda tanto para as famílias atendidas quanto para os arte-educadores envolvidos, além de fortalecer a identidade cultural de Foz do Iguaçu”, destacou.
A iniciativa também visa estimular o empreendedorismo criativo e o pertencimento cultural, promovendo a valorização das raízes locais e o fortalecimento do setor artesanal como instrumento de transformação social.
Via: Redação R45 - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Vídeos, para o nosso WhatsApp ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: Radar 45.
Nenhum comentário
Postar um comentário